Blefaroplastia – Cirurgia plástica das Pálpebras

palpebrasA blefaroplastia tem como objetivo corrigir as deformidades presentes na região das pálpebras. Geralmente são deformidades adquiridas pelo envelhecimento facial, como a perda da elasticidade da pele e a queda dos tecidos (pele, músculos e gordura).

Fatores genéticos, características familiares e raciais têm papel importante no estabelecimento de alterações na forma das pálpebras. A ação da força da gravidade, o fumo e a radiação solar são outros fatores que causam o envelhecimento e, portanto, levam ao surgimento de alterações na região palpebral.

O excesso de pele e flacidez dos tecidos das pálpebras deixa o olhar com um aspecto triste e cansado. Em estágios mais avançados do processo de envelhecimento cutâneo, a pele excedente da pálpebra superior pode gerar uma diminuição do campo visual trazendo prejuízos funcionais importantes.

Outro fenômeno característico nas deformidades palpebrais é o aparecimento de ¨bolsas de gordura¨, tanto nas pálpebras superiores como nas inferiores. Essa alteração é ocasionada pela herniação ou protrusão de parte da gordura, que normalmente fica em torno do globo ocular, para fora do seu local. Nesses casos, os pacientes frequentemente se queixam de uma sensação de peso e de inchaço na região dos olhos.

O diagnóstico das deformidades è feito pelo cirurgião plástico a partir de queixas específicas do paciente. È importante ressaltar que, em alguns casos, há necessidade de uma avaliação da visão, feita por um oftalmologista, a fim de definir alterações de campo visual e excluir outros problemas associados. Também é importante observar que, em muitos casos, a alteração que motiva a consulta, embora pareça, não é somente na região das pálpebras. É muito comum que alterações em outras regiões da face, como a queda dos supercílios, façam com que as alterações nas pálpebras se tornem mais evidentes. Nesses casos se faz necessária a correção concomitante de outras regiões acometidas pelo processo de envelhecimento para que o resultado estético final seja melhor.

A blefaroplastia tem o objetivo de remover o excesso de pele, bolsas de gordura e partes das rugas presentes na região palpebral, garantindo um aspecto mais jovial para o olhar. As incisões são posicionadas e camufladas em sulcos naturais presentes na pele das pálpebras, sendo, na maioria das vezes, de ótima qualidade. A cicatrização é rápida, e os pontos geralmente são retirados quatro dias após a cirurgia. Compressas geladas no local operado podem ser utilizadas no pós-operatório para aliviar o inchaço, muito comum nos primeiros dias de pós-operatório. O retorno às atividades diárias habituais é rápido, podendo ocorrer de maneira progressiva após o sétimo dia.

A cirurgia é mais frequentemente indicada após os 30 anos de idade em função dos fenômenos de envelhecimento. No entanto, a presença de bolsas de gordura ou flacidez precoce das pálpebras ligadas a fatores genéticos pode sugerir a cirurgia para os mais jovens. Devido à dinâmica funcional das pálpebras, efetivamente existe um maior envelhecimento desse segmento da face em relação ao restante do rosto e, assim, as pálpebras geralmente são as primeiras a manifestar os sinais da idade.

A blefaroplastia pode ser superior, inferior ou total, e a indicação vai depender da necessidade de cada caso.

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer