Otoplastia – Cirurgia plástica das orelhas

orelhaA otoplastia é o procedimento cirúrgico realizado para corrigir a deformidade popularmente conhecida como ¨Orelhas em abano¨ ou ¨Orelhas proeminentes¨. Estas deformidades são muito frequentes e hereditárias, podendo estar presentes em vários membros de uma mesma família. As orelhas proeminentes podem desencadear uma série de problemas psicológicos e psicossociais, principalmente em crianças em idade escolar, podendo ser responsável ainda pela diminuição da autoestima, timidez excessiva e isolamento. Muitas crianças, por serem alvos de piadas e brincadeiras na escola, começam a apresentar um baixo rendimento no aprendizado e diversos outros problemas no seu desenvolvimento escolar.

A orelha proeminente é caracterizada por um aumento do ângulo entre a orelha e a cabeça, presença de deformidades em seu relevo, podendo ainda estar associada a um aumento no tamanho da cartilagem auricular.

A cirurgia de correção visa promover um reposicionamento da orelha, modelagem da sua cartilagem e diminuição do tamanho da mesma, caso seja necessário. A época ideal para a realização da cirurgia é exatamente quando o paciente demonstra a vontade de corrigir a alteração, de preferência quando o desenvolvimento completo da orelha já ocorreu. Aos cinco anos de idade, 90% do desenvolvimento total da orelha já estão finalizados, e a otoplastia já poderia estar indicada caso problemas psicológicos estiverem surgindo em virtude das orelhas proeminentes. Quando a criança demonstra sinais de insatisfação com o aspecto estético das orelhas ou quando os pais percebem que problemas psicológicos podem estar surgindo em decorrência das orelhas proeminentes, os mesmos devem conversar com os filhos sobre a existência do tratamento. As crianças, após as devidas orientações sobre a cirurgia e os cuidados que deverão ser realizados no pós-operatório, devem estar de acordo com a realização do procedimento.

A cicatriz, na maioria das vezes, é imperceptível e localizada em uma dobra natural da pele atrás da orelha. No período pós-operatório serão utilizados curativos especiais e uma faixa compressiva que cobrirá as orelhas recém-operadas, ambos de muita importância para o resultado cirúrgico. Os pontos são retirados após 10 a 14 dias, e rapidamente o paciente poderá retornar às suas atividades habituais.

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer