Rinoplastia – Cirurgia plástica do nariz

narizO nariz, por ser uma das estruturas mais proeminentes e notáveis de toda a face, exerce um papel muito importante na aparência geral. Alterações mínimas em sua estrutura e formato podem ser bastante visíveis, contribuindo de maneira significativa para um desequilíbrio estético da harmonia facial.

O objetivo da rinoplastia estética é promover um remodelamento da estrutura ósteo-cartilaginosa nasal, fazendo com que o nariz adquira um formato mais compatível e harmônico com as demais estruturas da face.

Através de uma entrevista e de um exame clínico e físico meticulosos, o cirurgião ouve as considerações, exigências e desejos do paciente, e pondera as reais necessidades e possibilidades de cada caso, planejando onde serão necessários procedimentos sobre a estrutura nasal: dorso, ponta, asas, columela, septo, etc. Como podemos perceber, a estrutura do nariz é extremamente complexa e varia intensamente de acordo com a raça, sexo, idade, constituição óssea da face, tipo de pele etc. A rinoplastia, certamente, está entre os maiores desafios no aprendizado do cirurgião plástico, e isto se dá devido às diversas alterações e variações com as quais podemos nos deparar, assim como a variedade de técnicas e soluções propostas para um tratamento exitoso.

È extremamente necessário e importante que o paciente compreenda que a finalidade da rinoplastia estética e trazer um maior equilíbrio entre o nariz e as demais estruturas de sua face, alterando somente as estruturas responsáveis por causar esta desarmonia. Um nariz belo é aquele que está em equilíbrio e harmonia com as demais estruturas da face. Deste modo, é extremamente difícil moldar um nariz, a pedido de um paciente, como o de um artista ou modelo que se apresenta com características tão diversas em relação ao caso em análise.

Além de ser uma estrutura estética de grande destaque na face, o nariz é o órgão responsável pelo olfato e guardião do trato respiratório inferior, tendo importante papel na passagem, aquecimento, umidificação e filtração do ar. Assim, o princípio básico da rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz funcional (que permita a função respiratória normal) e que esteja dentro de um contexto estético coerente com o restante da face. A presença de alterações funcionais como dificuldades para respirar, rinites crônicas, coriza, e sinusites de repetição, devem ser avaliadas no pré-operatório de uma rinoplastia estética, pois deformidades anatômicas nasais podem estar presentes e também deverão ser corrigidas, para que não haja a permanência destes problemas. É a associação da cirurgia estética e da funcional para a obtenção dos melhores resultados possíveis. Em alguns casos pode haver a necessidade de um otorrinolaringologista para se alcançar estes resultados. Em casos mais complexos poderá ser indicado mais de um procedimento cirúrgico para se alcançar o resultado planejado.

A rinoplastia geralmente é realizada a nível ambulatorial, ou seja, com alta hospitalar prevista para o mesmo dia.

A anestesia é local com sedação, podendo ser geral de acordo com cada caso e especialmente considerando-se a avaliação do anestesista e a conveniência do cirurgião. A duração do ato é de cerca de 90 minutos, prolongado de acordo com o caso específico.

Realiza-se a cirurgia através das narinas, com instrumentos apropriados que atingem as estruturas desejadas, não resultando em cicatrizes externas na maioria dos casos (endorrinoplastia). Em casos de re-operações, ou de acordo com a complexibilidade de cada caso, as chamadas exorrinoplastias podem estar mais indicadas. Assim são chamadas as rinoplastias em que o acesso às estruturas nasais se dá por uma cicatriz na columela (barra de tecido entre as narinas), mas que quando necessárias, também deixam cicatrizes quase imperceptíveis.

Após uma consulta com um especialista, tire todas as suas dúvidas sobre a rinoplastia e veja qual o procedimento estaria mais indicado para o seu caso!

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer