Mentoplastia – Cirurgia plástica do queixo

mentoA mentoplastia é o nome da cirurgia realizada para tratar a forma do mento (queixo), seja para aumentá-lo, diminuí-lo ou corrigir assimetrias.

Sabemos que a harmonia da face é dada primariamente pela estrutura óssea da região malar, frontal, do nariz e da mandíbula, sobre as quais os tecidos moles se dispõem para, juntos, definirem as características superficiais da face. O mento é o limite inferior da face e tem extrema importância na definição de proporções faciais adequadas, inclusive como referência na avaliação de outras regiões da face, como o nariz.

A indicação do procedimento adequado para corrigir uma deformidade do mento é baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo este ser considerado pequeno (hipomentonismo), grande (hipermentonismo), protuso (prognatismo), retraído (retrognatismo) ou assimétrico.

As cirurgias que tratam o perfil facial como um todo, as perfiloplastias, visam uma melhora do contorno facial através de uma associação da mentoplastia e rinoplastia em um mesmo tempo cirúrgico. Para isso, o planejamento deve ser baseado no estudo sobre as proporções faciais, no sentido de obter uma avaliação minuciosa que ofereça condições cirúrgicas mais precisas.

Existem duas formas básicas nas quais podemos alterar o contorno facial. A primeira, que consiste no tratamento cirúrgico ósseo, envolve osteotomias do esqueleto subjacente, enxertos ósseos e técnicas de fixação rígida. Essas são cirurgias de maior porte que requerem grande motivação do paciente, preparo ortodôntico adequado e um pós-operatório mais doloroso. Alternativamente a isso, esse contorno pode ser corrigido com técnicas de camuflagem que envolve, além das osteoplastias, o uso de implantes para preencher deficiências e melhorar o contorno facial.

Outros procedimentos cirúrgicos podem ser realizados juntamente com a mentoplastia para se obter um contorno facial mais harmonioso, como a rinoplastia, lipoaspiração da região cervical, plicatura do músculo platisma e até mesmo o lifting facial (ritidoplastia).

A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o hipomentonismo e a retração do mento. A mentoplastia de aumento com inclusão de implante de silicone ou de polietileno está mundialmente difundida, sendo o implante de silicone, em geral, o preferido pelos cirurgiões.

 

O procedimento é realizado sob anestesia local e sedação. A duração da cirurgia para o aumento do contorno do queixo é de cerca de 30 minutos, quando realizado isoladamente. A cirurgia é feita de forma ambulatorial, ou seja, com alta prevista para o mesmo dia. Consiste na incisão debaixo do queixo e dissecção de um espaço justo ósseo para encaixar a prótese, que é fixada aí antes de se dar os pontos de fechamento dos tecidos. Existem também técnicas de implante destas próteses por via intra-oral. A pequena cicatriz deixada pela cirurgia é quase imperceptível e se localiza logo abaixo do queixo.

A mentoplastia de aumento com inclusão de implantes é um procedimento de baixa morbidade e que traz resultados altamente gratificantes. O correto entendimento da natureza da deformidade através de uma boa avaliação pré-operatória e a escolha da técnica cirúrgica mais adequada para o caso em questão são o caminho para um resultado satisfatório. A mentoplastia tem um papel singular quando se deseja alcançar resultados harmônicos na face.

Devemos ter em mente que todas as faces são, em algum grau, assimétricas e essas assimetrias devem ser identificadas e discutidas cuidadosamente com os pacientes no período pré-operatório, para que haja um bom entendimento, inclusive quanto às expectativas do paciente.

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer