Lipoaspiração – Lipoescultura

lipoaspiracao-lipoesculturaA lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo promover a remoção de gordura localizada em diversas áreas do corpo, através de pequenas incisões realizadas na pele e introdução de cânulas especiais que sugam o tecido adiposo acumulado. A lipoescultura, por sua vez, é um termo mais recentemente difundido que caracteriza a mesma lipoaspiração na qual a gordura aspirada é utilizada para preencher áreas do corpo que necessitam um maior volume (lipoenxertia). Estes procedimentos promovem um remodelamento corporal, criando contornos mais harmônicos e melhorando a proporção entre diferentes áreas do corpo. O objetivo maior da lipoaspiração e da lipoescultura não é o emagrecimento, como muitos pacientes imaginam, mas sim a retirada de excessos localizados de gordura e remodelamento corporal.

As cicatrizes da lipoaspiração correspondem a pequenos cortes que são cuidadosamente colocados em pontos estratégicos para a devida remoção gordurosa, mas que são planejadas para estarem disfarçadas em sulcos, dobras, relevos naturais ou em áreas normalmente cobertas por vestes, na maioria dos casos.

A lipoaspiração pode ser utilizada em qualquer região corporal que apresente acúmulo localizado de gordura. Entretanto, há limitações técnicas e anatômicas como toda cirurgia estética. A “lipo” não vai corrigir a flacidez da pele ou da musculatura local, quando presentes. Assim, resultados espetaculares nem sempre são possíveis, e nesses casos, a remoção do excesso de gordura poderá acentuar a flacidez da área tratada, já que a pele (com sua elasticidade prejudicada) ficará sem uma boa sustentação.

Bons resultados cirúrgicos dependem, além do uso de uma boa técnica cirúrgica, de fatores relacionados a tendências individuais como o tipo da gordura do paciente (alguns possuem uma gordura mais ¨dura¨, difícil de ser quebrada e de sair pela cânula) e da capacidade de retração da pele, que nada mais é do que a aderência da mesma aos planos mais profundos da região. Algumas regiões do corpo que apresentam uma flacidez importante da pele podem ter um aumento desta flacidez após uma lipoaspiração. Um bom exame físico e avaliação com o cirurgião plástico irá esclarecer quais os lugares do corpo em que a lipoaspiração realizada isoladamente trará um bom resultado estético, ou se será necessário algum outro procedimento cirúrgico associado, como a remoção da pele em excesso.

O princípio básico da lipoaspiração é a introdução de cânulas de diferentes calibres pela pele, através das quais a gordura vai sendo lentamente aspirada nos locais onde se encontra em excesso. Após a anestesia e antes de realizar o processo de lipoaspiração, procede-se à infiltração de uma solução salina com adrenalina na área a ser aspirada, com a finalidade de facilitar o procedimento e reduzir os possíveis sangramentos.

No período de pós-operatório o paciente deverá realizar um repouso relativo, principalmente na primeira semana. Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e ingestão de grande quantidade de líquidos é muito importante, auxiliando no processo de cicatrização e acelerando a recuperação. Andar e fazer pequenas caminhadas estão recomendados para diminuir o risco de trombose venosa profunda. Uma cinta compressiva deverá ser utilizada segundo as orientações do seu cirurgião, variando conforme a área que foi tratada. Drenagem linfática deverá ser realizada nas áreas submetidas à lipoaspiração, e poderá ser iniciada de maneira lenta e progressiva três dias após a cirurgia. Áreas de equimose (manchas roxas na pele) podem surgir após a realização da lipoaspiração, e a exposição do corpo ao sol deve ser evitada neste período para que não haja alterações definitivas na coloração da pele.

Os cuidados no pós-operatório são extremamente importantes e interferem muito no resultado final da cirurgia. Uma Alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, quando liberados, são fundamentais para um resultado duradouro.

Consulte seu cirurgião plástico e descubra qual o melhor procedimento cirúrgico estaria mais indicado para o seu caso.

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer