Ritidoplastia ou Lifting facial (Cirurgia de rejuvenescimento facial)

faceA ritidoplastia tem como objetivo diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada nestas áreas, dando ao rosto uma aparência mais jovial. Ao contrário de certas informações leigas, esta cirurgia não elimina todas as rugas, mas o conjunto dos efeitos alcançados com a cirurgia levará a uma face mais rejuvenescida.

Com o passar dos anos, vários fatores agindo em conjunto fazem com que a face e região cervical apresentem um aspecto mais envelhecido, com flacidez importante e excessos de pele. O processo natural de envelhecimento, a ação contínua da gravidade nas estruturas faciais, a exposição da pele aos raios solares, uma alimentação inadequada, estresse e hábitos inadequados de vida são condições importantes que intensificam e aceleram o surgimento de rugas, sulcos e depressões que comprometem o aspecto belo da face jovem.

Com o processo de envelhecimento, a pele se torna mais fina, frágil, sem elasticidade e murcha, devido à perda de colágeno e de moléculas retentoras de água. Alterações em estruturas mais profundas também exercem efeito importante na perda da harmonia dos contornos faciais, como a flacidez e perda da tonicidade da musculatura e a reabsorção das estruturas do esqueleto ósseo.

A cirurgia é normalmente solicitada entre os 40 e 60 anos, mas é importante esclarecer que o momento certo de operar chega individualmente para cada pessoa, dependendo da velocidade com que tais alterações comecem a influenciar negativamente sua qualidade de vida e autoestima.

Na consulta inicial o paciente mostra, em frente ao espelho, os problemas que deseja melhorar, analisando com o cirurgião as possibilidades e particularidades de cada caso. Os resultados não são os mesmos para formas de face, textura e tipos de pele tão diferentes. Quanto mais idoso for o paciente, menor será a duração dos efeitos da cirurgia. O mesmo ocorre com os de pele mais seca e quebradiça. Ao contrário, aqueles pacientes mais jovens, com pele espessa e gordurosa obtêm melhores resultados e efeitos mais duradouros.

As incisões (futuras cicatrizes) são postas de forma a camuflar ao máximo sua aparência e geralmente contornam as orelhas, sobem em direção ao couro cabeludo e, posteriormente, penetram na região pilosa de forma horizontal ou descendente. Como todas as cicatrizes, estas passarão por uma evolução natural até sua completa maturação (por volta de 12 a 18 meses), mudando do róseo ao tom semelhante da pele. Mas é bom lembrar que elas são permanentes e definitivas. Diferentes tipos de incisões são realizados, dependendo dos procedimentos que serão realizados e da quantidade de pele em excesso que deverá ser removida, variando de paciente para paciente.

Todas as estruturas da face são reposicionadas removendo-se os excessos de pele. É uma cirurgia de passos delicados e assim, não deve perder qualidade em função da pressa. Os pontos são dados de maneira que as cicatrizes sejam as menores possíveis. Às vezes é necessário deixar um dreno para se evitar acúmulos de secreções. Após a cirurgia o paciente permanecerá com um curativo em forma de ¨capacete¨, permanecendo assim por 24 horas, sendo então o curativo trocado por outro mais fino e delicado. A dor no pós-operatório é rara, podendo existir desconforto no primeiro dia devido ao curativo e isto é facilmente contornado com analgésicos comuns que serão prescritos pelo médico, juntamente com as medicações e orientações do pós-operatório.

Os resultados são muitos satisfatórios, principalmente quando se complementa o rejuvenescimento com outros procedimentos estéticos, como o laser de CO2, relaxadores musculares e preenchimentos.

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer