Torsoplastia , Flancoplastia e Cirurgia do contorno corporal (Body Lifting)

dorso-e-flancosPacientes que apresentaram grande perda ponderal comumente observada após cirurgia bariátrica podem apresentar flacidez cutânea intensa na região dorsal e nos flancos, além de queda dos glúteos devido ao excesso de pele sem o preenchimento da gordura. Nestes casos, muitas vezes, a abdominoplastia realizada isoladamente não consegue resolver o problema estético que o paciente apresenta, tornando-se necessário realizar uma cirurgia que também remova o excesso de pele dessas regiões, melhorando o contorno corporal. Além do prejuízo estético, os pacientes se queixam muito de assaduras nas dobras de pele, com constantes infecções locais.

A torsoplastia (Cirurgia plástica do dorso) trata-se de uma cirurgia de exceção, e de modo geral, muito pouco realizada. No entanto, quando bem indicada possui resultados impressionantes. Consiste na ressecção do excesso de pele que geralmente se acumula na região do dorso, desde as partes laterais inferiores das mamas até o meio das costas. Nas mulheres, este excesso de pele é realçado quando se veste o soutien, causando grande desconforto e prejuízo estético no local. Nestes casos, a marcação da pele a ser retirada deve ser meticulosamente estudada, de maneira que a cicatriz fique oculta pelo soutien ou roupas de banho. O resultado final é um dorso limpo, sem dobras de pele, de aspecto jovial e harmônico.

A flancoplastia (Cirurgia plástica dos flancos) é uma operação que é realizada para eliminar o excesso de tecido gorduroso e flacidez de pele na região látero-inferior do abdome, dos flancos, e se indicado, da região lombo-sacra também. Os flancos, juntamente com as regiões abdominal, sacra e as nádegas, compõe o quadril. Ao longo da vida, estas regiões apresentam nítidas alterações morfológicas com efeitos antiestéticos, alterações estas associadas a fatores genéticos, idade, alterações do peso corporal, sedentarismo, alimentação, dentre outros.

A alteração visível com maior frequência na região é o acúmulo localizado de gordura sem flacidez, causando um abaulamento, o chamado ¨pneu¨, o qual é tratado com lipoaspiração da região. Algumas pessoas, no entanto, apresentam flacidez dos flancos de maior ou menor grau, associada ou não a depósito de gordura na região, flacidez que não pode ser resolvida apenas com a lipoaspiração, pois há pele em excesso na região também. Pacientes que tenham se submetido à abdominoplastia pregressa também podem se queixar de terem ficado com os flancos abaulados depois da cirurgia, uma vez que a gordura abdominal já não pode mais ¨camuflar¨ os flancos tão proeminentes.

Sendo uma operação que retira certa quantidade de pele e gordura, haverá uma redução muito discreta do peso corporal. Entretanto, não é a quantidade de peso retirada que definira o resultado estético final, mas sim a manutenção da forma, proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo. Em princípio, a flancoplastia só deverá ser realizada quando o paciente já tiver sido submetido a uma abdominoplastia prévia, pois esta é complementada pela flancoplastia. Em algumas situações, as duas podem ser realizadas juntas, em um mesmo tempo cirúrgico. Numa mesma operação, dependendo da extensão, também poderá ser feita a correção (elevação) das nádegas e da face lateral das coxas, se houver ptose (queda) nessas regiões.

Esses procedimentos são considerados cirurgias de médio e/ou grande porte, devendo o paciente estar preparado para um longo período de afastamento de suas atividades habituais e profissionais, principalmente quando há associação de vários procedimentos em um mesmo tempo cirúrgico. O uso de cintas modeladoras e realização de drenagem linfática deverão ser realizados no período pós-operatório.

A cirurgia do contorno corporal ou Body Lifting, nada mais é que o procedimento cirúrgico que visa remover a gordura em excesso e flacidez da pele, que pode ser realizado nas mais diversas áreas do corpo.

Um corpo bem tonificado e com contornos suaves muitas vezes é sinal de boa condição física obtida com dieta saudável e exercício físico. No entanto, o exercício nem sempre proporciona os resultados desejados por pessoas que têm flacidez e contornos irregulares. Envelhecimento, danos causados pelo sol, gravidez e oscilações significativas no peso, bem como fatores genéticos podem contribuir para a elasticidade precária dos tecidos, resultando em flacidez no abdômen, nádegas, coxas, braços, dorso e flancos. Se você deseja ter um contorno corporal mais delineado e jovem, o body lifting pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos. Gordura em excesso e flacidez da pele são removidas para tratar problemas causados, em parte, pela elasticidade precária dos tecidos.

Abdominoplastia (abdome), braquioplastia (braços), cruroplastia (coxas), flancoplastia (flancos), torsoplastia (dorso), dentre outros procedimentos, podem estar relacionados à cirurgia do contorno corporal, dependendo da necessidade de cada paciente.

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer