Cirurgia nas mamas X Amamentação: Mitos e Verdades

A maioria das mulheres que sonha em realizar uma cirurgia plástica nos seios apresenta uma grande preocupação com relação ao fato que de a cirurgia possa impossibilitar uma futura amamentação.

Essa preocupação é muito comum nos consultórios de cirurgia plástica e hoje
passarei algumas informações sobre este polêmico assunto para vocês!amamen-1

 

1- A cirurgia de Redução das mamas (Mamoplastia

Redutora) pode atrapalhar a amamentação?

Resposta: Sim!

Existem várias técnicas diferentes para realizarmos a redução das mamas. Para cada tipo de mama podemos indicar uma técnica diferente, que varia de acordo com o tamanho, formato, grau de ptose (queda) e flacidez das mamas. Na maioria das técnicas, promovemos uma reestruturação interna da mama com remoção de parte de tecido glândular mamário. Este fato pode gerar uma certa diminuição na produção de leite, ou até mesmo uma retenção do leite produzido, devido à lesão de parte dos ductos lactíferos. Há relatos de mulheres que conseguiram amamentar normalmente após uma mamoplastia redutora ou mastopexia. Outras relatam diminuição na produção de leite, e até mesmo impossibilidade total de amamentar.

 

2- Qual o melhor momento para realizar uma mamoplastia redutora, antes ou após a gravidez?

Resposta: Não há um momento certo ou errado, cada caso é um caso!

Em mulheres jovens, com uma hipertrofia das mamas importante (mamas muito grandes), que prejudica a realização de suas atividades habituais devido ao excesso de peso, que apresentam desconforto ou dores nas costas, que necessitam usar sutiãs muito reforçados que causam dores nos ombros, e que apresentam até problemas psicológicos e diminuição da auto estima devido a este fato, devem realizar a cirurgia quando sentirem vontade ou necessidade.

Tirando estes casos especiais ditos anteriormente, em que o grande volume das mamas realmente prejudica a mulher, o ideal mesmo seria realizar a cirurgia de redução das mamas após a gestação e amamentação, pelo simples fato de que a cirurgia poderia prejudicar e até mesmo impossibilitar uma futura amamentação.

 

3- Após a amamentação, quando poderei realizar a mamoplastia redutora?

Resposta: O ideal seria aguardar pelo menos 6 meses após o término da amamentação para realizar a cirurgia. Após este período os níveis dos hormônios da gravidez e lactação já estão normalizados e estáveis.

 

4- A mamoplastia de aumento com Prótese de Silicone atrapalha a amamentação?

Resposta: Não!

Nesta cirurgia, quando realizada por um cirurgião plástico devidamente capacitado e habilitado, o implante de silicone é posicionado atrás da glândula mamária, da fáscia do musculo peitoral ou atrás do músculo peitoral.  Em todos estes casos, a glândula mamária é completamente preservada, não havendo alteração ou lesão da sua estrutura original. Os implantes modernos são fabricados com gel de silicone de alta coesão e cápsula reforçada com várias camadas, impedindo o extravasamento do silicone. O implante de silicone em nada influencia na possibilidade ou não da mulher amamentar.

 

5- Terei que trocar a minha prótese de silicone depois que amamentar?

Resposta: Não… porém existem algumas considerações a serem feitas sobre este assunto.

Durante a gestação e amamentação, as mamas, na maioria das vezes, aumentam muito de tamanho devido ao estímulo hormonal, fazendo com que a glândula mamária produza leite. Após o término da amamentação elas diminuem de tamanho, se tornando em muitas vezes um pouco flácidas e ptosadas (caídas), devido a uma sobra de pele que passa a existir. O implante de silicone continua intacto, porém o formato da mama pode não ser mais o mesmo. Muitas mulheres sentem necessidade de realizar uma nova cirurgia para remover este excesso de pele que agora existe na mama. Caso o implante estiver em boas condições, o mesmo pode ser preservado sem ter a necessidade de trocá-lo por um novo, embora muitas mulheres prefiram trocar por um implante de tamanho um pouco maior!

 

Procure o Cirurgião Plástico de sua confiança e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.

E nunca se esqueçam… Amamentar é o gesto mais nobre que você pode fazer pelo seu filho…Amamentar é dar alimento…é dar defesa… é dar saúde… é dar vida!
Amamente sempre que possível!

amamentacaoamamenbebe-maior-mamando

TELEFONE

(031) 2514-7776 • (031) 2514-5777 • (031) 99907-4077

E-MAIL

contato@renatatavares.com.br

ENDEREÇO

Rua Aimorés, 2480/10º andar • Santo Agostinho • BH/MG

Copyright © 2015 • Renata Tavares • Todos os direitos reservados

Roberto Freitas Designer